Outubro é o mês voltado para discussão e estímulo às mulheres para prevenção ao câncer de mama. Seguindo esse contexto, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), realizou a abertura e o “Dia D do Rosa” como forma de alertar as colaboradoras da Unidade sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças relacionadas à saúde da mulher.

As ações foram organizadas pela Comissão de Humanização da Unidade, que buscou enfatizar este propósito da campanha nacional. Para a enfermeira Elaine Oliveira, ações como essas integram as equipes e fazem com que as colaboradoras se preocupem com o câncer de mama e a sua saúde. Isso estimula a prevenção  e garante mais saúde e qualidade de vida para elas.  

A abertura da campanha foi realizada com recepção e abordagem às colaboradoras que receberam laços da cor rosa, um doce e o bilhete. “Ei, garota, se toca”, enfatizando a importância do autoexame.

 

Dia D do Rosa 

O dia “D do Rosa” foi realizado na sala de treinamento da Unidade, discutindo o tema e esclarecendo os mitos e verdades sobre câncer de mama. Também foi feita a entrega de brindes e sorteio de prêmios, entre eles vale massagem relaxante e kits de beleza.

A enfermeira Marcela Cristina, em dinâmica com as participantes, abordou variados mitos que são propagados de diferentes formas. “O objetivo da dinâmica foi compreender na percepção delas quais informações elas adotam como verdadeiras e esclarecer de forma interativa quais informações são corretas e confiáveis, contribuindo para a promoção da educação em saúde”, enfatizou.

De acordo com a diretora administrativa, Amanda Sá, o dia “D do Rosa” não poderia passar em branco. “As ações internas e o dia “D” foram fundamentais para ressaltarmos para as nossas colaboradoras sobre a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde da mulher, alertando que esses cuidados devem ocorrer durante todos os meses do ano e não somente no mês de outubro”, disse.

“Quando a descoberta de doenças ocorre na fase inicial, as chances de tratamento e cura são mais efetivas. Por isso, faz necessárias e é importante que as mulheres fiquem atentas à saúde das mamas e de todo o seu corpo realizando regularmente o autoexame, consultando especialistas como ginecologista e mastologista, mantendo em dia seus exames de rotina”, completou o diretor técnico da Unidade, Dr. Jarlisson Rabelo.